Você e eu. (Gn 1:26-31;2:15-24; 3:1-17, 23 e 24)  escrito em sexta 12 fevereiro 2010 22:17


Nesse texto vemos sobre a criação do homem, um texto maravilhoso, mas também, um texto até certo ponto terrível, pois Deus nos mostra cuidado, amor e ira sobre nós, mas precisamos entender que a maior dessas características que Deus mostra é o amor e por isso, hoje, eu gostaria de estudar com você cinco situações que falam diretamente sobre você e eu:

 

1- Somos a melhor criação de Deus (v 26):

Quando lemos sobre a criação, percebemos uma coisa muito importante, Deus fez tudo através da palavra, perceba que Ele disse: haja luz e houve, que se separe as águas da terra seca e aconteceu e assim por diante, porém, conosco foi diferente, pois Deus tomou em suas mãos o pó da terra e nos moldou, soprou fôlego em nossas narinas e nos deu vida e se não bastasse tudo isso, nos deu capacidade para pensar e ainda fala conosco sempre, olhemos para o texto: Deus cria Adão, Eva e os põe no Jardim do Éden e vem falar com eles todos os dias na virada do dia, Deus não vinha falar com nenhum outro animal, ou não vinha falar com árvores, mas com Adão e com Eva. Isso mostra que nós somos a obra-prima da criação de Deus, então devemos entender o valor que temos para Deus e sempre buscar fazer o que parece reto aos olhos de Deus, podemos ver ainda que somos essa melhor obra, porque Deus “trabalhou” para nos criar, enquanto as outras coisas apareceram pela palavra, em nós Deus colocou a mão pra fazer, por isso, amados, é que sempre que eu oro precisando de restauração, peço a Deus que ponha a mão restauradora dEle sobre mim, ou sobre outra pessoa, pois, quem construiu sabe consertar, não é verdade? É por isso que nós dizemos que Deus nos conhece melhor do que a nós mesmos. Diga pra Deus hoje: Senhor, Tu me conheces melhor que eu e sabe o que realmente preciso, toma a minha vida em suas mãos e faça dela o que o Senhor quiser, pois, a tua vontade é melhor que a minha.

 

2- Somos a imagem e semelhança de Deus (v 27):

Você já parou pra pensar na profundidade que tem essa frase? Imagem e semelhança de Deus? Quando nós vemos essa frase, precisamos entender algumas coisas:

- Deus quer que você mostre quem Ele é, afinal, é olhando pra sua imagem que as pessoas terão a noção de quem é Deus, quer um exemplo? Quando um ímpio diz um palavrão o que acontece? Nada, ninguém nem comenta, mas vá um crente falar um palavrão, já vem a pergunta, mas você não é crente? Ou comentam: “ainda diz que é crente”, sabe por que isso? Porque o mundo olha pra gente, sabe que estamos mais próximos de Deus e não conseguem ver que somos pecadores como eles, pois, embora eles não admitam, já nos vêem como salvos, por isso é que não suportam ver nossos erros e isso nos leva a uma outra situação:

- Quantas vezes alguém que a gente nem conhece, chega pra gente e fala, “você é crente, né”, sem que você expresse nenhuma palavra? É irmão, quando temos uma vida com Deus isso acontece e não depende de vestimenta não, ou outros que estão longe de Deus, chegam pra gente e pedem oração? Porque crêem que se orarmos Deus ouve. Sabe o que é isso? Semelhança com Deus as pessoas olham pra gente, vêem algo parecido com Deus na gente (a glória de Deus refletida) e nos pedem o socorro espiritual, na escola em que eu trabalho é assim, os alunos vêm me pedir conselhos e nem todos são crentes, mas muitos deles saem crentes depois de um aconselhamento. Talvez seja a hora de a gente orar pedindo a Deus que a gente possa ser a sua imagem e semelhança, pois, queremos mostrar um Deus que realmente ama e que é tremendo em misericórdia, além de totalmente confiável.

 

3- Somos a criação mais poderosa de Deus (v 28):

Deus nos colocou no mundo para governarmos as aves e os animais, aliás, sobre toda a terra, ele manda sujeitarmos a terra e tudo o que nela há. Deus nos deu poder sobre todas as coisas dessa terra, mas não soubemos aproveitar isso e hoje, muitas dessas coisas nos dominam, basta olhar o que tem acontecido, efeito estufa, el nino, geleiras derretendo, calor quando é pra esfriar, frio quando é pra esquentar, calor além da conta no verão, outro dia um comentarista da TV Globo desmaiou durante um programa onde ele fazia comentário por estar muito calor, fomos criados para dominar a natureza, mas por causa dos nossos desmandos hoje, ela nos domina, mesmo assim, ainda somos mais poderosos, muitas vezes achamos a solução, pois, o poder está em Cristo e quando recorremos a Ele as coisas acontecem, mudamos o mundo, promovemos milagres, sim promovemos, pois, oramos e Deus faz. Tiago fala que a oração da fé salvará o doente, o Senhor o libertará e se tiver cometido pecados, serão perdoados (Tg. 5:15) e no verso 16 ele fala que a oração de um justo é poderosa em seus efeitos, veja o poder que você tem nas mãos ou melhor na sua boca, pois, é só você abrir e orar com fé que Deus opera milagres, o próprio Jesus disse que se tivéssemos fé do tamanho de um grão de mostarda, moveríamos montes, amoreiras, que tudo o que pedíssemos crendo receberíamos, agora alguém me diga, além do ser humano, mais algum animal pode orar? Mais algum animal tem o poder que nós temos? Então fale pra Deus hoje: Senhor, reconheço que tenho poder que vem de ti, por isso quero declarar que o Senhor pode me usar quando e como quiser, pois, eu sou nova criatura e não vivo mais eu, mas Cristo vive em mim e é o seu Espírito Santo que opera tudo em mim e em todos.

 

4- Somos a criação em quem Deus depositou toda sua confiança (2:15):

Deus depositou toda confiança em nós, nos pos na terra para lavrar e guardar, pense na confiança que Deus tem em mim e em você, olhando pra esse texto e lembrando de Adão, percebemos que Deus só o colocou pra guardar tudo aquilo que Ele havia criado e dito que era muito bom, você daria algo de valor nas mãos de alguém que você não confiasse? Trazendo esse texto para nós, perceba que Deus confia em mim e em você, Ele conhece as minhas e as suas fraquezas e mesmo assim ainda nos deixa fazer a obra dEle, não é maravilhoso saber que Deus tem toda essa confiança em nós? Pense, quando você traz alguém pra Deus, você é quem tem que guardar essa pessoa, é claro que a função do Pastor também é essa, mas se a pessoa veio através de você, ela sentir-se-á mais a vontade contigo e em muitas coisas cabe a você ajudá-la, é Deus confiando essa vida a você para que você a guarde, como fez com o jardim do Éden. Tremendo né? Que tal dizer a Deus: Senhor, me faz digno de sua confiança, quero lavrar e guardar a terra. Quero colher almas e guardá-las pra ti, sei que posso fazer isso se Tu estiverdes comigo.

 

5- Somos quem Deus mais amou (3:1-17, 23 e 24):

Essa passagem fala da queda e da expulsão de Adão e Eva, mas reparem uma coisa interessante, Deus não os consumiu, pelo contrário, ainda deu oportunidade de sustento e deixou também que eles continuassem como família, mostrando que os amou tremendamente, apesar de todos os pecados que eles haviam cometido, Deus faz isso até hoje, Ele nos ama muito, ama tanto que deu seu filho para que pudéssemos nos salvar, para que pudéssemos ter livre acesso a Ele, mesmo com todos os nossos pecados Deus nos recebe como filhos, pois cremos em Jesus e Deus demonstra seu amor tremendo quando mesmo cheios de falhas Ele nos aceita e mostra todos os dias que nos quer lá no céu, junto a Ele, e essa é a parte central desse sermão, Deus te ama porque é amor e quer ser amado porque é merecedor de todo o nosso amor e só o amando poderemos lhe dar toda honra, glória e poder. Agradeça a Deus sempre por esse amor, pois, apesar de não merecer, Deus ama você do mesmo jeito. Até parece que dá pra ouvir Deus dizendo, não importa o que acontecer, eu sempre amarei você, talvez não goste de uma atitude sua ou outra, mas você Eu amo, pois, fui eu que te criei e criei para te amar.

 

Concluindo: Deus nos ama incondicionalmente, espera que você o ame também, e sempre vai estar contigo, enquanto você estiver com Ele, Ele estará contigo, mas quando você não estiver (o que não acontecerá, em nome de Jesus), Ele estará pedindo para habitar o seu coração.

 

Compartilhar

Faça um comentário!

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.
Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (54.92.231.100) para se identificar     

Nenhum comentário
Você e eu. (Gn 1:26-31;2:15-24; 3:1-17, 23 e 24)


Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para dionei

Precisa estar conectado para adicionar dionei para os seus amigos

 
Criar um blog